A Juventude Social Democrata da Madeira (JSD Madeira) é uma organização autónoma de Juventude. A nossa estrutura tem como principal apanágio auscultar a população jovem, com o intuito de aferir quais os anseios da juventude da nossa Região, levando essas preocupações às entidades competentes. Para além disso, a JSD Madeira elabora propostas que visem a melhoria da qualidade de vida dos madeirenses e portossantenses. Fruto do trabalho, esforço e dedicação, a JSD Madeira é a maior e melhor estrutura de juventude partidária da Região Autónoma da Madeira.

  • 1979 A primeira comissão política

    Em 1979, tomava posse o então primeiro Presidente da Comissão Política Regional da JSD Madeira, Miguel de Sousa. Decorria o I Congresso Regional da JSD Madeira, organizado no Porto Santo, cuja Mesa era então presidida por João Cunha e Silva. De referir que este foi o primeiro congresso de cariz político organizado na Região. Na JSD Madeira da altura sobressaía também o nome de Jaime Ramos, ex-Secretário-Geral do PPD/PSD Madeira,.

    Primeiro Presidente da Comissão Política Regional da JSD Madeira - Jaime Ramos

  • 1983 João Cunha e Silva eleito presidente da JSD Madeira

    A mobilização dos jovens por parte da JSD Madeira sempre foi uma característica da mesma. Atualmente, esta mobilização continua a exercer um papel fulcral na medida em que aproxima a Juventude à estrutura principal, o PPD/PSD Madeira. Em 1983 foi eleito o segundo Presidente da Comissão Política Regional da JSD Madeira, João Cunha e Silva, tendo sido reeleito em 1986.

    Reeleição de Jaime Ramos

  • 1988 Coito Pita sucede a Cunha e Silva

    O terceiro Presidente da Comissão Política Regional da JSD Madeira, eleito em 1988, foi Coito Pita.

    Eleição de Coito Pita

  • 1990 Miguel Albuquerque assume a presidência da JSD Madeira

    Em 1990, o atual Presidente da Comissão Política Regional e, também, Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assume a presidência da JSD Madeira. Miguel Albuquerque tornou-se o primeiro presidente da Juventude Social-Democrata da Madeira a assumir, anos mais tarde, os destinos do Governo da nossa Região. Este factor é sintomático da qualidade dos militantes da JSD, que transitam para o PSD e desempenham funções a vários níveis.

    Miguel Albuquerque

  • 1992 Luís Medeiros Gaspar eleito

    Aos 20 anos de idade, Luís Medeiros Gaspar (até agora o mais novo Presidente da Comissão Política Regional) encabeçou a Comissão Política Regional da JSD Madeira. Foi eleito em 1992 e reeleito em 1994, depois de ter passado pela liderança dos ESD’s. Ficou aqui demonstrada a importância que teve e continua a ter a estrutura dos ESD’s no seio da JSD Madeira.

    Luís Medeiros Gaspar

  • 1996Rui Fernandes assume a presidência da JSD Madeira

    Em 1996, toma posse o sexto Presidente da Comissão Política Regional da JSD Madeira, Rui Fernandes, tornando-se no primeiro líder fora do círculo do Funchal. Até então, todos pertenciam a este concelho.

    Sexto Presidente da Comissão Política Regional da JSD Madeira, Rui Fernandes

  • 1998 Jaime Filipe Ramos torna-se o 7º Presidente da JSD-Madeira.

    Em 1998, toma posse o sétimo Presidente da JSD Madeira, Jaime Filipe Ramos. Foi reeleito em 2001, 2003 e 2005. Foi, até ao atual momento, o mandato mais longo de um Presidente da Comissão Política Regional. De salientar, aliás, que foi com Jaime Filipe Ramos, que a estrutura dos ESD’s ganhou mais autonomia e dinamismo, tornando-se uma estrutura essencial para todas as atividades desenvolvidas pela Comissão Política Regional e pelas Concelhias.

    Sétimo Presidente da JSD Madeira, Jaime Filipe Ramos

  • 2006Nivalda Gonçalves assume liderança da JSD Madeira

    Em 2006, toma posse a primeira mulher como Presidente da Comissão Política Regional da JSD, Nivalda Gonçalves.

    Nivalda Gonçalves

  • 2008Vânia Jesus sucede a Nivalda Gonçalves

    Em 2008, Vânia Jesus assume a liderança da Juventude Social-Democrata da Madeira. Após as eleições legislativas nacionais, Vânia Jesus tornou-se na primeira presidente da JSD Madeira a acumular este cargo com o lugar de deputada à Assembleia da República.

    Vânia Jesus

  • 2011José Pedro Pereira torna-se Presidente da Comissão Política Regional

    Entre Janeiro de 2011 e Julho de 2012, foi José Pedro Pereira quem desempenhou o cargo de Presidente da Comissão Política Regional, num mandato por muitos considerado controverso. Foi neste Congresso que foi aprovada uma alteração estatutária que veio autonomizar o Secretariado enquanto órgão regional.

    José Pedro Pereira

  • 2012Rómulo Soares Coelho assume a liderança da JSD Madeira

    Em 2012, no XIX Congresso Regional Extraordinário da JSD Madeira, Rómulo Soares Coelho assume a liderança da Juventude Social Democrata da Madeira. Foi o primeiro de dois mandatos do novo presidente, que se pautou pela credibilização da estrutura.
    No Congresso de 2014, é eleita a primeira mulher enquanto vice-presidente da história da estrutura.

    Rómulo Coelho eleito líder em 2014

  • 2016André Alves eleito presidente da JSD Madeira

    A 17 de Abril, André Alves foi eleito Presidente da JSD Madeira. Nesta que foi uma eleição bastante disputada,  a estrutura demonstrou elevada maturidade e espírito crítico, debatendo questões pertinentes da atualidade.